Perca o medo de dirigir: Como evitar alagamentos e áreas de risco

O ano de 2020 mal começou e já temos um dos verões mais chuvosos dos últimos anos. Isso não é privilégio de somente uma região mas é algo que está acontecendo em boa parte dos estados das regiões Sul e Sudeste. 

Somente na cidade de São Paulo foram registrados inúmeros casos de pessoas com prejuízos por conta das enchentes que aconteceram nas últimas semanas. 

Contudo é importante falar que a maioria dos casos acontecem porque as pessoas não estão preparadas ou não se preparam para esses tipos de eventos. E por conta disso, nós da Siga em Frente, resolvemos fazer uma matéria para acabar com alguns mitos e deixar você mais tranquilo para seguir no trânsito, sem medo de dirigir. 

Primeiro de tudo, dirigir em condições chuvosas não é nenhum bicho de sete cabeças, desde que você obedeça a algumas regrinhas básicas. Além dessas regras daremos um panorama geral e quebraremos alguns mitos para que você consiga lidar melhor sob essas condições e siga seu caminho mais tranquilo.

Regrinhas básicas

  • Programe sua viagem antes de sair: a primeira coisa que devemos fazer é prestar atenção ao nosso percurso e ver quais regiões que possamos evitar. Hoje temos vários aplicativos como o Waze, Google Maps e outros que nos mostram, em tempo real, regiões alagadas e com condições ruins de trânsito. Faça uso desses aplicativos e em dias de muita chuva trace você mesmo a rota mais segura para chegar ao seu destino. 

Perca hoje mesmo o medo de dirigir! Entre em contato conosco pelo Whatsapp

  • Não enfrente uma enchente: você se depara com uma via alagada. O que fazer? Antes de mais nada, fique tranquilo. Busque uma área elevada para deixar o seu carro para que você encontre segurança até que o nível da água abaixe. Na maioria dos casos, essa ação é suficiente para que tanto você quanto o carro fique em segurança. Um dica aqui é deixar o carro em algum estacionamento da região onde você está, alguns deles são feitos acima do nível da rua. 
  • Mantenha a aceleração constante: Ao dirigir em áreas alagadas, o carro deve se manter em marcha reduzida, com uma aceleração constante e velocidade média — não rápido a ponto de espirrar água, mas o suficiente para formar uma pequena movimentação na água à frente do para-choque. Não acione a embreagem e não troque de marchas durante o trajeto, apenas ao chegar em um local seco e seguro.
  • Mantenha o controle do carro: com o asfalto molhado é normal os pneus perderem um pouco da aderência. Para que haja tempo de frenagem, deixe seu carro sempre com uma distância segura para os outros ao redor. Assim você evita frenagem brusca e consegue guiar em condições seguras o trajeto inteiro.

Se você seguir todas essas regras básicas não há o que temer. Você vai tirar de letra a direção em dias chuvosos e vai, com certeza, chegar ao seu destino com segurança.

Mito ou verdade?

  • É necessário passar em primeira marcha em uma enchente?

Não vale arriscar atravessar um alagamento quando a água passar da altura da metade da roda dos carros à sua frente. Uma das dúvidas que os leitores tiveram foi: é melhor andar em alta rotação para “expulsar” a água?

Se o motor estiver entre 1.500 e 2.000 rotações por minuto* (rpm) já está muito bom. Acima disso, é desnecessário e perigoso. Lembre-se que, quando a entrada do filtro de ar é tampada pela água, o motor apaga. E, se você estiver em alta rotação, o motor vai sugar a água para dentro do cilindro, ocasionado o calço hidráulico, não dando chance de você salvar seu motor.

Se sua preocupação for a entrada de água pelo escapamento, fique tranquilo, pois, entre 1.500 e 2.000 rpm, é o suficiente para que os gases de saída impeçam a entrada de água. Portanto, deixar o motor em alta rotação para passar pela enchente é MITO.

Câmbio automático

Se o carro tiver câmbio automático, coloque a alavanca na posição 1 e acelere até 2.000 rpm, nesta posição. Assim, o câmbio permanecerá na primeira marcha.

Quando se coloca na posição 2, o câmbio não ultrapassa a segunda marcha, porém, em função da velocidade, ele fica alternando entre a primeira e segunda, o que não ideal.

  • Quanto mais rápido você passar melhor

MITO. Primeiro, porque a aerodinâmica de todos os carros tende a jogar a água para cima e temos que lembrar que o perigo está em agua entrar na entrada do filtro de ar, que fica atrás da grade na altura do farol.

Outro ponto importante é que você deve ir bem devagar para administrar a profundidade do local, bem como possíveis valetas que podem alterar repentinamente a altura da água. Siga devagar e muito atento, acompanhe a passagem de outros carros, bem como caminhões e ônibus, que lhe darão uma ideia se poderá para prosseguir ou se terá que abortar a travessia.

Apesar dessas dicas, a melhor coisa a fazer é não correr o risco de atravessar áreas alagadas, principalmente se seu carro tem mais de 10 anos -os problemas poderão aparecer um mês depois.

A água poderá penetrar: nos faróis, em módulos elétricos que estejam com a vedação ressecada, nos rolamentos dos esticadores das correias, rolamentos do alternador, queimar a ventoinha (ventilador) do radiador, colar as lonas do freio traseiro no tambor e até trazer problema para sua embreagem.

  • Consigo passar mesmo com o nível alto de água na via

MAIS OU MENOS. O ideal aqui, como dissemos anteriormente, é ter água até no máximo no meio da roda do carro para que haja espaço e força suficientes para manobrar com segurança. Tome por base os outros carros que estão ao seu redor e se a altura da água for maior não tente ultrapassar a área alagada. O jeito é esperar que a água baixe até um nível seguro para prosseguir novamente. 

  • Se o carro morrer, ligue-o novamente até pegar

MITO. A medida que você tenta ligar o carro, mais água será jogada no motor, prejudicando não só o seu funcionamento como os seus componentes. 

Depois de ler todas essas informações, você pode achar que dirigir em condições assim é muito ruim mas isso não é verdade. Se você seguir nossas dicas e soluções apresentadas aqui vai conseguir tirar de letra o percurso e entraves pelo caminho para chegar ao seu destino com segurança. 

Perca o medo de dirigir, nós da Siga em Frente Treinamento para Habilitados estamos aqui para te ajudar e fazer com que você conquiste a sua liberdade para ir e vir a qualquer lugar 😉😎💕

Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp (11) 5666-2001, contato direto por mensagem ou em nossas redes sociais: facebook e instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress