Como dirigir em dias chuvosos

Seguindo nosso conjunto de matérias sobre como perder o medo de dirigir em estrada, agora falaremos de, como devemos nos comportar em vias nos dias chuvosos. 

Primeiro é preciso ressaltar, como falamos na matéria anterior, sobre os cuidados e manutenção dos itens de segurança do carro. Além dos mencionados anteriormente, damos foco em alguns outros que serão imprescindíveis caso você dirija debaixo de chuva. 

Manutenção dos itens em dias chuvosos:

  • limpadores (palhetas): por não serem muito usadas ao longo do ano, muitos motoristas negligenciam a manutenção das palhetas. É de suma importância que façamos a troca destas quando apresentar desgaste ou começarem a funcionar de modo irregular. 
  • reservatório de água: mas pra que eu preciso molhar meu para-brisa se está chovendo lá fora? Infelizmente não é só a chuva caindo direto no para-brisa que pode atrapalhar a nossa visão quando estamos na estrada. 

Em muitos casos, quando há chuvas fortes é possível que haja acúmulo de detritos, pedras e lama das encostas na via. Caso seja uma via de mão dupla a possibilidade do carro, na direção contrária, jogar água contendo essas substâncias é enorme. 

Quando isso acontecer é necessário limpar o para-brisa com a água limpa do reservatório. Evitando assim que atrapalhe nossa visão. 

Dica: você pode misturar um pouco de detergente a água para que o vidro fique ainda mais limpo. Mas não exagere! Ninguém quer que seu para-brisa vire uma festa do sabão 😀

  • pneus: a manutenção dos pneus é recomendada em dias normais, imagina em dias chuvosos! Antes de sair de viagem ou mesmo para trafegar nas cidades é necessária a checagem da condição do estados dos pneus. 

Pneus novos apresentam pequenas “tirinhas” de borracha indicando que estão ótimo estado. Ao longo do uso, essas “tirinhas” vão se desfazendo mas ainda restam os sulcos. Sulcos são aqueles vincos que os pneus apresentam numa espécie de desenhos em listras que ajudam na aderência do carro com a via. 

Caso os pneus do seu carro não apresentem mais esses sulcos, eles estão no estado que chamamos de “careca”. Um pneu careca é altamente prejudicial à estabilidade do carro na via caso você precise fazer uma parada mais brusca. Se os pneus de seu carro encontram-se nesse estado é porque já passou da hora de você realizar a troca. 

Mas como saber quando é o momento certo para a troca?

Existe uma marcação específica no sulco dos pneus que indica o limite para a troca do pneu conhecida como TWI, (Tread Wear Indicator), indicador do desgaste do piso/banda de rodagem)

O indicador TWI nada mais é do que pequenas elevações de borracha presentes nos sulcos do pneu, sinalizadas com a sigla “TWI” ou com o desenho de um triângulo. No momento em que o desgaste atingir estas marcações, está na hora de trocar os pneus.

Certo, já arrumei todos os itens acima listados. Agora vou ter uma viagem tranquila até meu destino! Calma, ainda há alguns outros pontos que merecem a atenção em dias chuvosos. 

Desembaçar os vidros 

Se o para-brisa embaçar, tente diminuir a temperatura interna do veículo. Ligue o ar condicionado ou o ventilador e, se o veículo não dispuser desses recursos, deixe os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule. Esfregar as mãos sobre o vidro geralmente não resolve o problema. É mais aconselhável limpar o para-brisa, internamente, com um jornal ou pano desengordurado.

Farol baixo

Você não odeia aquele motorista que chega jogando farol alto na sua cara? Pois é, na estrada sempre devemos dirigir com farol baixo em momentos com baixa visibilidade. Assim evitamos atrapalhar quem estiver à nossa frente. Tanto em neblina quanto em chuvas mais fortes o reflexo causado pelo farol alto é muito mais prejudicial a quem estiver no outro veículo. De que adianta você enxergar a via muito bem mas atrapalhar a visão dos outros. 

Dica 1: Quando a via estiver com muita neblina ou a chuva estiver impedindo que você veja o que está acontecendo ao seu redor procure um lugar para parar. Espere até que o clima melhore e você possa seguir viagem com mais segurança. Evite parar em acostamentos pois o índice de acidentes em situações assim é bem maior. 

Dica 2: Se você não conseguir parar em nenhum lugar, siga para a direita e deixe o pisca alerta ligado. Assim todos os motoristas que vierem atrás de você saberão a que distância seu carro está e que devem tomar cuidado.

Diminua a velocidade

Não é à toa que em muitos trechos de rodovias encontramos placas e avisos pedindo para diminuirmos a velocidade em dias chuvosos ou com neblina. Isso acontece porque a dirigibilidade do carro em dias assim é prejudicada. 

Para que tenhamos uma resposta mais rápida a algum problema que aconteça na via é necessário que estejamos em uma velocidade compatível, para fazermos manobras a fim de evitar o pior. Em uma velocidade mais baixa, tanto nós como os outros motoristas podem tomar as medidas necessárias em tempo hábil para manter a segurança de todos. 

As placas na via estão lá por algum motivo. Vamos respeitá-las! 

Distância entre carros

Sua velocidade já está compatível com a via nessas situações mas e a distância entre o seu carro e o da frente? 

Como a estabilidade do carro com a via está menor é necessário ter uma direção defensiva mais apurada. Deixe uma distância maior entre o carro da frente do que você faria em dias normais. Assim você terá tempo de sobra para tomar as medidas para que sua viagem transcorra em segurança. 

Aquaplanagem

Dependendo do estado do asfalto e do volume de chuva, é possível que se formem pequenos bolsões de água na via. Esses bolsões geram uma perda de aderência dos pneus do carro com o asfalto. Imagine que você possui uma base de madeira e por ela queira fazer correr uma bolinha de borracha. 

A medida que você empurra a bolinha sobre a superfície da madeira ela toma seu caminho em linha reta até o outro lado. Imaginemos agora que você coloque uma camada fina de papel manteiga em cima da madeira. Agora, ao empurrar a bolinha perdemos o contato desta com a madeira pois o papel manteiga apresenta uma superfície mais “escorregadia”. O mesmo acontece com os pneus do nosso carro com o asfalto. A essa perda de aderência dos pneus do carro com a via damos o nome de aquaplanagem. 

Caso você se depare com uma via assim, não tenha medo. É mais simples sair dela do que você imagina. Em primeiro lugar diminua a velocidade. Em seguida, vá para a via da direita que é mais segura para trafegar em baixas velocidades. A partir daí siga evitando os cantos da via onde os bolsões se formam com mais frequência. 

Tomando essas medidas, você logo passará por essas adversidades de uma maneira muito mais segura. 

Só ultrapassar com segurança 

Ultrapassagens indevidas e avanços de sinal dão causa a muitos acidentes graves. Sob chuva, não havendo redução na velocidade normal de tráfego, o tempo de frenagem é maior e o motorista não conseguirá “segurar o veículo” como imaginou. Desse modo, se a ultrapassagem é uma manobra que sempre exige muita atenção do condutor, sob chuva ela deve ser evitada e só realizada quando necessárias e seguras.

Seguindo essas pequenas regras você vai conseguir viajar com segurança e chegar ao seu destino tranquilamente. 

Agora que você já viu que dirigir não é nenhum bicho de sete cabeças que tal conquistar a sua liberdade de ir e vir?

Perca o medo de dirigir, nós da Siga em Frente Treinamento para Habilitados estamos aqui para te ajudar e fazer com que você conquiste a sua liberdade para ir e vir a qualquer lugar 😉😎💕

Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp (11) 5666-2001, contato direto por mensagem ou em nossas redes sociais: facebook e instagram.

Ouse SONHAR 😍

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress