Câmbio automático ou manual: mitos e verdades

Diferenças entre câmbio automático e manual

Chegou aquele momento de comprar um carro. Ohhh coisa gostosa!  Você entra numa concessionária e vê aquele monte de carros.

Olha uns, entra em outros e sente aquele “cheirinho de coisa nova” 😀

Eis que o vendedor olha pra você e pergunta: “Você prefere carro com câmbio manual ou automático?” Tem muitos motoristas que só dirigem carros com câmbio manual optam por esse por já estarem acostumados mas não sabem de fato quais as melhorias que um carro automático pode trazer para o seu dia a dia. 

E você, sabe diferenciar um câmbio manual e automático?  Ahh…não vale falar que não precisa passar a marcha, né! 🙂

O que é câmbio manual?

Diferenças entre câmbio automático e manual

É o câmbio mais tradicional no Brasil. Nele temos que realizar as trocas de marcha com as mãos. Os carros com câmbio manual tendem a ser mais baratos pela alto número de unidades que ainda utilizam essa tecnologia. 

O que é câmbio automático?

Diferenças entre câmbio automático e manual

É o câmbio em que as marchas são trocadas pelo próprio sistema do carro. Não há a necessidade de pisar na embreagem para que sejam feitas as trocas de marcha como no manual. 

Há quem diga que o câmbio automático foi inventado por dois brasileiros, José Braz Araripe e Fernando Lemos. Depois de ter desenvolvido uma transmissão automática com fluído hidráulico, Araripe teria viajado à Detroit (EUA), onde apresentou seu invento à General Motors em 1932*.
*Fonte: Wikipedia

Mitos entre câmbio manual e automático

O câmbio automático causa mais desgaste nos freios: MITO

Quando o veículo em questão está completamente parado, não há nenhum tipo de movimento relativo nos freios, portanto, não há qualquer tipo de desgaste. Quando estamos falando do veículo em movimento, esta questão é um pouco diferente, porém, o desgaste nos freios é similar ao de carros que possuem o câmbio manual.

A vida útil do câmbio automático é maior: VERDADE

A vida útil do câmbio automático, quando comparamos com o câmbio manual, é maior, desde que não existam problemas de operação e que a qualidade do material de fabricação seja boa. Geralmente, não existe necessidade de fazer nenhum tipo de troca de peças até aproximadamente 150 mil quilômetros, sendo que este número pode chegar até 300 mil quilômetros, dependendo do caso.

O câmbio automático proporciona trocas mais rápidas: VERDADE

As trocas do câmbio automático são mais rápidas. Além disso, o torque transmitido para as rodas não sofre nenhum tipo de interrupção quando estamos realizando a mudança de marchas. Este tipo de benefício é inalcançável nos câmbios manuais, sem que haja nenhum tipo de perda de aceleração.

Quando parado, o câmbio automático demanda a posição Neutro: MITO

Com o câmbio automático não é necessário colocar na posição Neutro sempre que se para (como num semáforo, por exemplo), e apesar desta convenção para Neutro economizar um pouco do combustível, existem tecnologias mais atuais que realizam este processo automaticamente depois que o veículo fica parado por um tempo determinado.

O câmbio automático permite que se segure somente o acelerador em ladeiras: VERDADE

Ao invés de possuir uma embreagem, como nos tradicionais câmbios manuais, o câmbio automático possui um conversor de torque. Desta forma, esse momento de força é transmitido através do fluido hidráulico, o que não causa nenhum tipo de desgaste se você quiser manter o pé no acelerador em qualquer ladeira.

O câmbio automático consome mais combustível: VERDADE

Normalmente carros com câmbio automático gastam até 15% a mais de combustível. Porém, a tecnologia do câmbio automático vem evoluindo e reduzindo a diferença de consumo, que já é mínima em modelos mais modernos. 

Com o câmbio automático, se engatamos a ré em movimento, quebramos a transmissão: VERDADE

Engatar a ré em movimento, mesmo com o câmbio automático, pode sim levar a quebra de peças do sistema. A intensidade do impacto nas peças poderia ser alta, mas, para prevenir e evitar este tipo de dano existem dispositivos de segurança que impedem a situação de ocorrer. Agora que você já sabe o que é mito e o que é verdade, ficou mais fácil decidir se o câmbio automático é a melhor opção para o seu bolso e para o seu dia a dia.

Lembre-se de que esta ferramenta tem suas vantagens e desvantagens, assim como todas as outras, o que importa é a adaptação.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para que você, mulher habilitada, acabe com o medo de dirigir e tenha confiança de que conquistará a liberdade de poder ir a qualquer lugar. 

Perca o medo de dirigir, nós da Siga em Frente Treinamento para Habilitados estamos aqui para te ajudar e fazer com que você conquiste a sua liberdade para ir e vir a qualquer lugar 😉😎💕 Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp (11) 5666-2001, contato direto por mensagem ou em nossas redes sociais: facebook e instagram. Ouse SONHAR 😍 Ouse SONHAR 😍  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress