Para a maioria das pessoas é super normal pegar o carro e sair por aí. Ainda mais agora, em tempos de pandemia, o melhor para evitar o contato com pessoas em transportes públicos é pegar o carro para se deslocar. Fácil, não? Não é bem assim! Muitas pessoas quando estão atrás do volante sofrem de ansiedade e medo, a psicologia chama essa fobia de amaxofobia. Esse medo é capaz de fazer com que a pessoa nem consiga ligar o carro. Então, como conseguir perder o medo de uma coisa básica dessas? Listamos 7 dicas que você pode seguir para acabar com esse medo de forma gradativa. São elas:
1) Tenha certeza de que você sabe dirigir
Em muitas vezes a falta de prática pode ser o que causa medo para você. Há empresas, como a Siga em Frente, que dão aulas práticas para alunos que já são habilitados mas que sentem necessidade de ter um complemento na prática. É o mais recomendado nesse caso. Faça mais aulas práticas! Isso lhe dará mais confiança.
2) Acredite que você é capaz
Mentalize que você pode, que você é capaz. Além disso, pense nos motivos positivos em superar o medo de dirigir, como ir ao shopping com os amigos, sair para jantar, ir à praia, à universidade, por exemplo.
3) Controle a ansiedade
Há alguns macetes para se controlar o estado de ansiedade em que nos encontramos. Respire, alongue-se. Com essas duas atividades você perceberá que uma parcela do medo pode cair por terra e cada vez mais conseguirá chegar perto do carro sem que o coração comece a palpitar mais forte.
4) Comece com pequenos trajetos
Comece por pequenos trajetos. Trace rotas onde você possa se sentir mais confortável. Assim que você ganhar confiança nessa rota, parta para uma mais longa ou em uma via um pouco mais congestionada. Aos poucos você irá perceber que estará conseguindo ir cada vez mais longe.
5) Estipule e cumpra metas
Criar uma rotina com metas é importante para que você perca o medo de dirigir pouco a pouco. Por exemplo: você pode definir que a primeira semana será dedicada a dar voltas em seu quarteirão. Na semana seguinte em ir ao supermercado, depois à academia, e assim por diante. A superação de metas traz consigo a melhora da autoconfiança.
6) Dirija para você
Dirigir, em muitos casos, acaba se tornando um jeito de mostrar aos outros que você é capaz. No entanto, a preocupação com o que os outros podem pensar se você errar ao trocar a marcha, por exemplo, pode ser prejudicial. Isso é diferente de ouvir dicas e conselhos. Sendo assim, é importante que você dirija para você. Busque alternativas para superar o medo de dirigir desde o princípio.
De acordo com psicólogos, o tratamento precoce ajuda nos resultados positivos. Se o caso for de aprender a dirigir ou adquirir mais prática, é interessante um centro de treinamento especializado com profissionais treinados para esse tipo de trabalho.
7) Procure ajuda profissional
Por mais que você tenha um companheiro que lhe ajude a praticar, o melhor ainda é consultar um profissional. Aqui na Siga em Frente, temos psicólogos que trabalharam para acabar com seu medo de dirigir.
Pense nisso como investimento e não como gasto. Portanto, invista em você mesma!
Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil para que você, mulher habilitada, acabe com o medo de dirigir e tenha confiança de que conquistará a liberdade de poder ir a qualquer lugar. Não deixe que o medo de cair a impeça de voar sempre mais alto! 💪🙋♀
Perca o medo de dirigir, nós da Siga em Frente Treinamento para Habilitados estamos aqui para te ajudar e fazer com que você conquiste a sua liberdade para ir e vir a qualquer lugar 😉😎💕
Entre em contato conosco pelo nosso whatsapp (11) 934120403, contato direto por mensagem ou em nossas redes sociais: facebook e instagram.
Olá que conteúdo rico em informações, vou começar acompanhar seu blog.